Está interessado nesta vaga? Coloque seu email aqui
Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!
Home Sem categoria Como fazer currículo para o primeiro emprego
Como fazer currículo para o primeiro emprego

Como fazer currículo para o primeiro emprego

0
0

imagessimples

Quando estamos a procura do primeiro emprego, temos muitas dúvidas que passam por nossa cabeça. A principal delas diz respeito a falta que a experiência profissional nos dias de hoje. Quem nunca se deparou com anúncios de empresas pedem experiência para o primeiro emprego?

Parece algo surreal, mas não, a prática é muito comum principalmente nas vagas de estágio. Faça uma busca rápida e vai ver o quanto de atributos que o pobre aspirante a estagiário deve ter para conseguir o primeiro emprego.

A inserção no mercado de trabalho pode ser algo complicado, mas uma hora outra acontece. Vamos dar algumas dicas de como fazer um currículo para o primeiro emprego.

Como fazer currículo para o primeiro emprego

imagescv

 

  • Currículo: apresentar um bom currículo para as empresas é essencialmente o primeiro passo. O Word é o software mais indicado por oferecer possibilidades de melhor organizar suas informações.
  • Foto: não é usual enviar um currículo com foto, porque fica parecendo que você valoriza mais a aparência do que as suas habilidades ou interesse em aprender. Mas em último caso, insira uma foto 3×4. Nada de fotos fora do contexto profissional.
  • Língua Portuguesa: Não tem nada mais “queima filme” do que entregar um currículo com erros ortográficos, sejam eles de grafia, para o primeiro emprego, então, pior ainda. Leia atentamente e faça a correção ortográfica do Word. Currículos com erros são descartados.
  • Dados atualizados: deixe apenas seus telefones de contato, seu bairro e sua cidade atualizados nos dados pessoais. Dar endereço de rua e CEP não é mais usual. Fique atento ao email, nada de colocar aquele endereço engraçadinho da adolescência. Crie um e-mail profissional.
  • Tenha objetivo: Se você está em busca do seu primeiro emprego, é bem provável que não tenha seus objetivos definidos. Mas se está buscando emprego em um escritório, por exemplo, pode colocar como objetivo “auxiliar de escritório/serviços administrativos”.
  • Formação acadêmica: insira a sua formação em ordem decrescente. Se está cursando o nível superior, por exemplo, coloque apenas o curso, a instituição e a data prevista para você se formar.
  • Cursos extracurriculares: esse campo também é de extrema importância. A falta de experiência é compensada por esse campo. Se você estiver bem preparado, com bons cursos, o informática é um dos principais, suas chances de arrumar o primeiro emprego
  • Tamanho: Nem muito longo, nem muito curto. Um currículo com uma página e informações bem distribuídas é o ideal. No caso do primeiro emprego, como não existe histórico profissional, insira informações complementares de viagens, workshops, sua personalidade, etc.

Mostre interesse

downloadinteresse

As experiências profissionais anteriores têm peso relevante sim, mas não é um impedimento para se conseguir um primeiro emprego. Com esses pontos que destacamos, será possível que você pode ressalte suas principais qualidades para superar esse desafio.

Você nunca deve inventar experiências profissionais que nunca teve, nem cursos que não realizou. Muitas empresas fazem testes na hora da entrevista presencial, pedindo para os candidatos mostrarem as habilidades que listaram no currículo.

Então, se você não sabe falar em inglês, nada de mencionar que você sabe. Seria muito embaraçoso se você chegasse em uma empresa e um recrutador começasse a entrevista em inglês sem você esperar, não seria?

Por último, é preciso ter paciência, pois não está fácil para ninguém. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no país está em 11,2%, com base no trimestre encerrado no mês de maio. É a maior taxa de desocupação desde 2012.

Mesmo assim, não caia no desanimo! Conseguir o primeiro emprego não é um impossível, basta levantar a cabeça e ir a luta com determinação.

Se interessou pelo assunto? Então deixe seu comentário abaixo e clique aqui para conferir “como fazer uma carta de apresentação”.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *